Afinal o que é Virus, Malwares, Adwares, Spywares ?

Saiba o que são malwares, adwares e spywares que tanto se fala e devemos cuidar dos nossos Computadores, Notebooks e Smartphones. E identifique se você tem ou não no seu equipamento.

Open Soluções Malwares Adwares SpywaresO termo malware é proveniente do termo em inglês MALicious software. Trata-se de um software destinado a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).

Vírus de computador, worms, cavalos de Troia e spywares são considerados malware.

 

Adwares trazem propagandas sem autorização

Adware vem do inglês ad = anuncio + software = programa, e são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador e a conexão lentos. Normalmente, assumem o formato de pop-up – aquelas janelas incômodas que abrem a todo instante enquanto se navega em determinado site.

 

Cavalo de Tróia invade o computador disfarçado

O cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que pode entrar em um computador disfarçado como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários com más intenções possam invadir o PC.

Um Trojan se passa por um programa que simula alguma funcionalidade útil quando de fato ele esconde um programa que pode causar malefícios aos computadores e seus usuários, como abrir portas e possibilitar invasões ou roubar senhas de usuário..

Spywares espionam para coletar informações

Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais.

O critério para se proteger é sempre desconfiar. Um spyware não-prejudicial só será instalado mediante a autorização do usuário. Um spyware maligno, porém, irá se instalar sem que o usuário perceba.

Vírus infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo

Os vírus se diferenciam dos outros malwares por sua capacidade de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores, da mesma maneira que um vírus biológico faz.
Vírus são típicos de arquivos anexos de emails. Isso acontece porque quase sempre é necessário que um vírus seja acionado através de uma ação do usuário.

Worms buscam modificar e corromper arquivos

Os worms são perigosos pois podem ser disparados, aplicados e espalhados em um processo totalmente automático e não precisar se anexar a nenhum arquivo para isso. Enquanto vírus buscam modificar e corromper arquivos, os worms, costumam consumir banda de uma rede.

E agora, como faço para me proteger?

Uma das formas mais básicas e eficazes de prevenção contra malwares, consiste na instalação de antivírus – que na maioria dos casos detectam vírus, worms e trojans – e antispywares. Porém, tal ação terá maior eficácia, quando for acompanhada pela constante atualização tanto dos softwares de segurança, quanto do sistema operacional e seus programas. Dessa forma, o ambiente contará com as soluções mais recentes para sanar as brechas.

E vai 2 dicas muito importante. Dois, três antivírus instalados no computador não adianta nada pelo contrario, seria o mesmo que não estar com nem um e deixa sua internet mais lenta devido a "incompatibilidade" entre eles. 

A segunda dica é; Simplesmente instalar um antivírus não garante total segurança, deve configurar as ferramentas de proteção do próprio antivírus.

A Open Soluções em informática disponibiliza serviços de limpeza e otimização do seu computador, deixando muito mais rápido e livre de qualquer vírus, ainda configuramos todos os recursos de proteção para segurança do seu computador  suas informações.

Entre em contato no telefone: (51) 3672-1128 - 9570-6770

 

 

 

Fonte:

techtudo.com.br

seguranca.uol.com.br

tecmundo.com.br

Categoria: Dicas
Tags: O que é Malwares, Malware, Adware, Spyware, Virus, Cavalo de Tróia, Segurança, Trojan, Malicioso, Software, Programa

Enviar comentário

voltar para Notícias

c10nwse tsN fwR|left tsN|fsN tsN fwB center show|c10||image-wrap|news|fsN fwR tsY c10 sbse uppercase|b01 normalcase tsY c10 bsd|login sbse c05|normalcase fwR tsY c10|signup|content-inner||