Baidu Antivirus ou Vírus. 7 Razões para tomar CUIDADO.

Nessa semana um artigo publicado no site "profissionaisti.com.br". portal colaborativo criado em 2008 que tem como principal objetivo a disseminação de informações relacionadas a área de Tecnologia da Informação (TI).

O Artigo escrito por José Ferreira Netto, Formado e Bacharel em Sistemas de Informação pela ULBRA - CEULJI - CAMPUS DE JI-PARANÁ/RO, Usuário desde o MS-DOS 6.10 - Fã de Tecnologia e de Sistemas Windows e Linux . Fala sobre os perigos de se ter o Baidu no Computador.

Fala sobre as 7 razões para você não confiar a segurança do seu sistema ao Baidu.

Veja analise e comente.

José Ferreira Netto

Baidu Open Soluções

Sim, eu sei que o Baidu é “tipo um Google” na China e vejo isso como uma das causas da implicação dos chineses com a política de privacidade do Google, mas convenhamos que “entregar o galinheiro para a raposa vigiar” é, no mínimo, um vacilo – pra não dizer outra coisa.

Pensando nisso e após ler em e frequentar alguns grupos e fóruns sobre sistemas operacionais no Facebook, alguns defendendo e estimulando o uso do Baidu como antivírus, não pude me conter e deixar minha opinião.

 Portanto, deixo-vos 7 razões para não confiar a segurança do seu sistema operacional (Windows) aos cuidados do Baidu, que são: 

 

1ª – Software de má reputação

O Baidu tem má reputação desde que foi criado no início de 2000, pois era um serviço que oferecia músicas em MP3 (MP3 Search), mas induzia o usuário, de forma maliciosa, a cadastrar seu endereço de e-mail e até número de telefone (celulares) antes que a música fosse baixada. E a gente sabe que baixar mp3 na internet é uma forma de pirataria, certo? Ele recebeu muitas críticas de órgãos que cuidam dos direitos de propriedades dos EUA por violar direitos de artistas;

2º – É um malware que se aloja no sistema de forma promíscua e maliciosa

O Baidu é famoso por ser um malware (um tipo de software malicioso) que se auto instala no sistema sem o consentimento do usuário, de forma promíscua. E é muito comum piadas do tipo “Deseja instalar o Baidu? Não. Baidu instalado com sucesso!”, e o fato dele ser instalado junto com outros softwares que não tem nada à ver com ele, por si só, o autodefine como malware;

3ª – O Baidu não é confiável para quem defende a liberdade como cidadão

Sim, o Baidu foi adotado pela china para (suspeita) que o governo tenha mais controle na utilização da internet, tanto que o mesmo é usado no Japão e o Japão discorda dessa política e desvia cerca de 60% do seu tráfego antes de passar pela China. Dá pra confiar num buscador que te entrega para o governo? Há suspeitas que a briga que houve em 2010 entre Google e o governo chinês esteja relacionada ao fato do Google não aceitar essa manipulação de informação.

4ª – O Baidu como antivírus é um excelente malware

O Baidu é tão eficiente como antivírus que a maioria das empresas e mídias que medem o desempenho de antivírus no Brasil (e no mundo todo) nunca o levaram à sério, nunca testaram seu suposto desempenho. Pelo contrário, se você pesquisar “Baidu Antivírus”, 99% dos resultados se dividem entre “como remover” e propaganda de sites como o Baixaki, Softonic, entre outros. Isto prova que uma parcela mínima de pessoas que utilizam-no sequer sabem que ele é mais um vírus que uma proteção.

5ª – O Baidu abre portas para outros malwares/adwares

Verifique (faça um print) dos programas instalados em seu sistema e depois experimente baixar um aplicativo popular, como o “Atube Catcher” no Baixaki, por exemplo. Instale-o e verifique depois. Você vai ver que pelo menos uns 5 programas estranhos – junto com o Baidu – são instalados, como VUU Remote PC (que abre acesso remoto ao seu sistema), Baidu Faster (que deveria se chamar Baidu Laster, por que deixa o sistema uma carroça). Esta é mais uma prova que ele não merece confiança.

6ª – O Baidu orienta as buscas para seus parceiros, manipulando os cookies da navegação para apontar/conduzir o usuário para os sites de seus parceiros

Pouca gente sabe, mas o HAO123, aquele que altera a página principal e o motor de buscas do navegador para apresentar sites maliciosos, é uma ferramenta da mesma empresa que produz o Baidu.

Duvida?

Baidu 7 razoes Open Soluções

7ª – O Baidu deixa seu sistema lento

Sim, o Baidu deixa o sistema lento por que ele manipula toda e qualquer informação e processos para alimentar suas buscas e sugerir produtos, por isso o usuário começa a notar “popups” no desktop, nas redes sociais e até na página principal do navegador (o Google com propaganda abaixo do logotipo)

Dica Final

Se você tem esses arquivos (listados abaixo) instalados em seu sistema, remova-os, verifique a diferença em termos de rapidez e depois poste sua opinião.

 

 

Fonte: http://www.profissionaisti.com.br

Categoria: Informativo
Tags: Baidu, Vírus, malware, malicioso, HAO123, Baidu Faster, Baidu Laster, Computador, Notebook, Lento, Software, Confiavel, Programa, adware, Navegado, P

Enviar comentário

voltar para Notícias

c10nwse tsN fwR|left tsN|fsN tsN fwB center show|c10||image-wrap|news|fsN fwR tsY c10 sbse uppercase|b01 normalcase tsY c10 bsd|login sbse c05|normalcase fwR tsY c10|signup|content-inner||