Melhore o Desempenho do Windows 10

Como tenho visto muitos usuários reclamando do computador estar lento após esta atualização, irei demostrar aqui como otimizar o desempenho do Windows 10 e assim pelo menos minimizar a frustração dos usuários.

O primeiro passo a fazer, é desabilitar todos os recursos de animações. Para isso, iremos clicar com o botão direito do mouse no logo do Windows 10 localizado no canto inferior esquerdo da área de trabalho (Dekstop).

 

Irá abrir um menu de opções administrativas do usuário e então clicaremos em Sistema.

Irá abrir a tela do Sistema com as informações sobre o Sistema Operacional instalado e as configurações básicas do computador.


 

Nas opções localizadas na lateral esquerda desta janela, iremos clicar em Configurações avançadas do sistema.

Abrirá a janela de Propriedades do Sistema. Então iremos clicar na guia Avançado e em seguida clicaremos  no primeiro botão de Configurações referente à opção de Desempenho.

Dentro da janela Opções de Desempenho, teremos a guia Efeitos Visuais.

Deixe clicada a opção de Ajustar para obter um melhor desempenho, depois clicaremos em Aplicar e na sequência em clicaremos em OK.

Continuando na tela de Propriedades do Sistema, clicaremos no último botão Configurações, que se refere a opção  Inicialização e Recuperação.

No campo Inicialização do sistema, desmarque a opção “Tempo para exibir lista de sistemas operacionais”.

Este campo não se refere ao desempenho do Sistema, mas pode melhorar um pouco a inicialização do Windows, pois, caso você não trabalhe em Dual Boot (2 Sistema Operacional) em seu computador, poderá deixar desmarcado, inicializando assim o Sistema Operacional principal do seu PC.

Depois é só clicar em OK para aceitar a alteração e também clicar em OK na janela de Propriedades do Sistema.

O próximo passo que iremos fazer é clicar com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas do Windows e em seguida clicar na opção Gerenciador de Tarefas.

Provavelmente aparecerá o Gerenciador de Tarefas com menos detalhes conforme a imagem a seguir. Clicaremos em Mais detalhes para expandirmos as opções.

Com  o Gerenciador de Tarefas expandido, clicaremos na guia Inicializar.

Na guia Inicializar, aparecerão todos os aplicativos que poderão ser iniciados junto com o Windows 10. 

Aqui, neste caso, você seleciona um aplicativo por vez e clica no botão Desabilitar localizado no canto inferior direito da janela para que o programa não abra na inicialização do windows deixando muito mais pesado ao entrar no windows.

Nesta guia, poderão aparecer muitos aplicativos habilitados para iniciar junto com o Sistema e a maioria pode ser apenas para checar atualizações. Eu, particularmente, deixo apenas o que uso frequente. Programas tipo Adobe Reader, só atualizo quando necessário.

Outra opção que atrapalha a produtividade e acaba irritando os usuários, são as notificações que aparecem no lado direito da área de trabalho.

Então, caso queira desabilitar estar notificações, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone referente a notificações localizado no canto inferior direito do desktop e em seguida clique em Ativar não incomodar.

Aproveitando o ícone de notificações, clicaremos com o botão esquerdo do mouse em cima dele e em seguida clicaremos em Todas as configurações.

Na janela Configurações, clicaremos em Privacidade.

Dentre as opções localizadas na lateral esquerda, iremos clicar na última opção Aplicativos em segundo plano.

Aqui poderemos desativar àqueles aplicativos que não utilizamos e que podem ser executados em segundo plano caso necessite. Um deles, por exemplo, é o Feedback Hub.

 

Outra passo importante, é desinstalar os apps que vêm instalados junto com o Windows e que não utilizamos. Ou, caso não possam ser desinstalados, pelo menos podemos desabilitar os blocos dinâmicos e retirá-los da tela inicial.

Para isso, ao acessarmos o menu do Windows com seus apps (aplicativos) instalados, reparamos que tem alguns jogos que vieram instalados e que não jogamos. A maioria deles poderemos desinstalar e, para isso, iremos clicar em cima dele com o botão direito do mouse e clicaremos em Desinstalar.

Alguns dos apps, ficam como blocos dinâmicos. E o que isso quer dizer? Que ficam aparecendo animações dentro do bloco como, por exemplo, imagens aleatórias, notícias, entre outras. No caso aqui, iremos desabilitar o bloco dinâmico do Grove Music (aplicativo nativo do Windows para escutar músicas) que fica aparecendo informações das músicas tocadas.

Para desabilitar o bloco dinâmico, clicaremos com o botão direito do mouse no aplicativo desejado, depois dentro da opção Mais clicaremos em Desligar bloco dinâmico. Poderemos fazer isso também para o Xbox, notícias entre outros que não há a necessidade de ficar como bloco dinâmico.

E para àqueles aplicativos que não interessam e que não possuem a opção de desinstalar, poderá tirar da tela inicial clicando em cima dele com o botão direito do mouse e depois clicando em Desafixar da Tela Inicial.



Existem muitas possibilidades de otimização do sistema. Tentei deixar aqui da forma mais didática e detalhada possível.

Espero ter ajudado a quem precise.

Abraços!

 

Fonte da informação e Imagens

https://www.profissionaisti.com.br/

Autor: Luciano Gusso

 

Categoria: Dicas
Tags: Desempenho do Windows 10, Desempenho, Otimização, Windows 10, Lento, Computador, Notebook, Limpeza, Configurações

Enviar comentário

voltar para Notícias

c10nwse tsN fwR|left tsN|fsN tsN fwB center show|c10||image-wrap|news|fsN fwR tsY c10 sbse uppercase|b01 normalcase tsY c10 bsd|login sbse c05|normalcase fwR tsY c10|signup|content-inner||